pesquisador preguiçoso

thiago momm pereira, crônista do jornal anotícia, perdeu 15 pontos de inteligência com sua crônica de ontem, idéias para a próxima bienal. já começa equivocado, dizendo assim: "fui à bienal na semana passada. inspiradora. não entendi nada, por isso pretendo participar da próxima". ora, se não entendeu nada, deveria estudar mais, procurar se informar, ler algumas coisas, e não querer participar da próxima.

suas sugestões seguintes "para a próxima bienal", que pretendem explicitamente criar alguma graça, só conseguem reafirmar o senso mais comum possível que se faz sobre arte contemporânea, comentários que nem mais conseguem criar irritação na gente. comentários, enfim, que um analista de sistemas (grosseiro) faria - porque um analista de sistemas lúcido e inteligente pode reconhecer que, da mesma maneira que um artista não tem o direito de falar disparates sobre análise de sistemas, pois não entende do assunto, evidente, não sabe como funcionam os mecanismos, etc., um analista de sistemas também não tem o direito de falar disparates sobre arte contemporânea, ou literatura, ou filosofia.

quer dizer, direito até tem. mas ... assim, também nos dá o pleno direito de dizer, sem qualquer problema, sem qualquer culpa e sem hesitação, que o comentário está plenamente equivocado, está reafirmando o senso-comum, e nos dá também o direito de dizer, por fim, que tal comentário não é digno de quem possui um espaço privilegiado no jornal e um mínimo de pensamento crítico sobre as coisas.

thiago momm, dessa maneira, perde 15 pontos de sua inteligência - os créditos que havia conquistado em crônicas como sociologia da balada - e entra para a comunidade dos "pesquisadores preguiçosos".

[V. R]

Nenhum comentário: