Pesquisa no acervo do Instituto Meyer Filho. Objetivo: os retratos de Meyer. Acreditava que encontraria pouquíssimos exemplares em seu acervo, assim como há poucos retratos em Hassis. Durante a década de 1940, no entanto, Meyer produziu variados retratos a partir de reproduções de astros do cinema. Foi ali que exercitou seu traço, precisou sua incisão sobre o papel. É preciso dizer que Meyer é um desenhista. Seus galináceos surgem de um traço irretocável para somente depois ganhar o colorido. Mas que se deixe os galos de lado porque tratar deles é cair na vala comum que se criou para o Meyer: o homem dos galos; assim como Franklin Cascaes é o artista das bruxas.
Meyer partiu de um retrato bastante tradicional da figura humana para chegar a um tratamento mais social. Passa a retratar figuras em seus trabalhos ou mesmo gente de seu entorno: a babá, o vendedor, o amigo do filho. Pouco a pouco as figuras migram para seus trabalhos onde registra o modo de vida local: o ser retratado está em relação com a vida, inserido em determinada ação.
São primeiras impressões do Meyer.